top of page

...faça-se o laser!

O Centro de Lasers e Aplicações (CLA) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) nasceu há mais de 30 anos, como Spin off de pesquisas com cristais para aplicações radioativas. Passou-se, na época, a desenvolver lasers para aplicações de em enriquecimento de urânio, e assim os primeiros equipamentos laser 100% brasileiros foram feitos. Hoje, o CLA, possuí linhas de pesquisa nas seguintes áreas, basicamente:

WETTER

Desenvolvimento de lasers

Pesquisa e Desenvolvimento de lasers de estado sólido bombeados por diodos (DPSSL), desde o design da cavidade até a caracterização do feixe. Neste laboratório também são estudados lasers randômicos e o controle da propagação de luz por meios difusos.

SAMAD

Lasers de femtosegundo e altíssimas intensidades

Além das aplicações de lasers de femtosegundo desde áreas de materiais até biológicas, neste laboratório pesquisa-se a geração de raios-x coerentes, o enriquecimento isotópico  via laser e geração de nanopartículas através da irradiação com laser de femtosegundos.

ZEZELL

Lasers e Aplicações Biomédicas

O estudo do laser como instrumento cirúrgico e a luz como ferramenta para diagnóstico das mais diversas doenças através da espectroscopia de infravermelho (FTIR).

ROSSI

Microusinagem e Microfluídica

Utilizando o laser como método de fabricação de estruturas extremamente precisas, possibilitando:

  • o estudo da microfluídica: Microcanais fazem com que líquidos se comportem de maneiras curiosas, e possibilitam uma nova forma de pensar os processos químicos.

  •  a funcionalização de superfícies através da texturização laser viabiliza, por exemplo, confeccionar uma superfície hidrofóbica, ou mudar a cor de metais.

RIBEIRO

Terapia Fotodinâmica

A luz e o laser atuam como forma científica de terapia. São estudadas formas de se combater infecções e inflamações através da irradiação do laser com ou sem fármacos associados.

Esses fármacos, quando utilizados, são projetados para absorver a luz e desencadear reações químicas capazes de alcançar os resultados desejados

NOGUEIRA

A microcirculação que ocorre nos vasos capilares de organismos é um fenômeno de dificil estudo, dada a sua susceptibilidade a interferências externas. Pesquisa-se através de propriedades interferométricas ou o efeito Doppler para acessar informações sobre esse tipo de circulação, ainda pouco estudada.

Fluxometria Laser

Pesquisador
BALDOCHI

inorgânico

100%

Materias laser-ativo

O laser funciona através da "emissão estimulada", este fenômeno precisa de materiais com as propriedades espectrais e ópticas corretas para produzir um feixe laser.

Pesquisa-se neste laboratório materiais (bulks, fibras e nanocristais) para aplicações e lasers inovadores.

LANDULFO

Aplicações Ambientais de Laser

LIDAR, acrônimo de Light Detection and Ranging, é uma técnica que vem sendo aplicada com sucesso no monitoramento das condições atmosféricas e do transporte de poluentes. Coordena-se uma série destes equipamentos por todo país, ajudando a entender o fenomenos climáticos locais e global.

Além desta técnica, o CRDS (Cavity Ring Down Spectroscopy) vem sendo estudado como forma de monitoração de gases em proporções ppm ou ppb, para também controle ambiental.

ZANARDI

Instrumentação Biomédica

A fotônica vem exercendo papel revolucionário no diagnóstico por imagens, e uma dessas  técnicas é a Tomografia por Coerência Óptica ou OCT.

Projetamos sistemas inovadores e também realizamos pesquisas na análise de sinais e imagens, extraindo mais informações sobre um sistema biológico.

A técnica óptica mais utilizada pelo laboratório é a interferometria, mas valemo-nos de outras técnicas quando necessário.

RAELE

O laser encontra potencial de aplicação em qualquer área do conhecimento, e não poderia ser diferente com a área radioativa/nuclear.

Atualmente desenvolvemos pesquisas para a descontaminação de rejeitos radioativos, a deposição de filmes para  a confecção de detectores de neutrôns e o desenvolvimento de protótipos para caracterização de material radioativo.

Aplicações Nucleares

bottom of page